Propostas de Ações

O Projeto de Proposta de Ação para Mobilização do Desenvolvimento Local a ser efetuado pode ser classificado como descritivo bibliográfico. Isto porque deve o projeto em mãos abordar detalhadamente a proposta de ação de sustentabilidade, que se dará de forma bibliográfica em sua maioria, mas com uma pesquisa sobre o assunto tratado, uma vez que não temos condições necessárias para o mesmo ser executado em pesquisa de campo.
Quanto à metodologia o projeto em mãos faz preferência pelo método hipotético-dedutivo. Esta alternativa se ratifica porque o método aclamado nos concede de forma mais segura uma forma de construção da ação de sustentabilidade, já que ela nos permite criar meios para efetuar o projeto a ser acontecido.
Enquanto procedimento, este projeto realizar-se-á por meio de observação indireta, porque assim como foi dito anteriormente, não temos meios de fazer uma pesquisa mais aguçada de um determinado local ou projeto já existente. O projeto utilizar-se-á de pesquisas bibliográficas e pesquisa de questionário, pois elas nos permitirão fazer uma abordagem da proposta de uma forma mais realista. Estas ferramentas nos permitirão abordar a necessidade local da população, visando os problemas encontrados na mesma, uma vez que nosso objetivo principal é promover a sustentabilidade e renda dessa população de uma forma que se possa proteger o meio ambiente e utilizar racionalmente os recursos naturais oferecidos no município em questão. Sendo assim, nossa proposta é a seguinte:
Como nosso principal objetivo aqui neste projeto é a criação dessa cooperativa de reciclagem, o que podemos fazer como meio de realização dele é, primeiramente, a construção de parcerias com escolas, empresários, com a própria prefeitura, etc., pois essas parcerias não só ajudariam, mas seriam fundamentais para a negociação de preços e de outros benefícios, sem contar que elas também poderiam influenciar na gestão participativa, ou seja, enfatizando a autonomia dos cooperados assim como a valorização da participação da comunidade. Essas parcerias seriam de fundamental importância para a organização do local onde vai ser criada a cooperativa, pois o local tem de estar perto do lugar de descarga de lixo, entretanto, próximo a população porque ficaria fácil o acesso dos catadores seletivos que irão trabalhar dentro da cooperativa.

Outra forma de vermos a eficiência dessa cooperativa é na comparação dela co’a empresa mercantil, vejamos: a cooperativa tem uma filosofia de educação no desenvolvimento da visão empresarial, ou seja, eles se baseiam na criação de “donos do negócio”, enquanto a empresa mercantil tem sua filosofia de educação no treinamento para tarefas, isto é, se aparam na criação de empregados. O outro meio de realizar a cooperativa é como já foi dito nos objetivos, a fabricação de adubo com o lixo que sobrou da reciclagem, isso poderia ajudar a população agrícola da cidade, já que seria um adubo natural com mais nutrientes para o solo e isso por um custo mais baixo se comparado ao custo do adubo químico. Enfim, aos poucos mobilização da população co’a conscientização de fazer a separação de seu lixo ajudaria na inclusão social de todos da sociedade Arapiraquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário